27 de jul. de 2012

Muito Conforto num Terreno 10x20

A arquiteta Elaine Furtado, da Esfera Arquitetura e Engenharia, http://www.esfera.arq.br é uma profissional de extrema competência e bom gosto. Gosta de desafios e propôs a apresentação de um projeto desafiador. Num terreno de 10 metros de frente, por 20 de comprimento, onde os clientes desejavam conforto, amplidão e lazer. Assim foi feito...


Segundo a arquiteta, a fachada foi bem audaciosa. Um jogo de volumes ressaltados por cores diferentes e um brise de concreto, todo em balanço, leva o olhar de quem chega, para o alto, valorizando o desenho da obra.




Detalhe do brise de concreto que abraça a janela de canto, toda em vidro.










Ao entrarmos, a surpresa é ainda maior, um living todo integrado e muito amplo.








O projeto de interior também é bem diferenciado e chama a atenção a mistura de elementos, desde o arrojo dos móveis de designer, às peças de tradição familiar.

O lavabo demonstra bem a ideia da decoração dessa edificação, uma releitura de um chafariz ou de uma "bica da roça" onde a água sai da parede e cai na cerâmica apoiada na madeira.



As lembranças afetivas dos moradores podem ser reproduzidas de forma contemporânea.






Contrapondo à madeira, pastilhas de vidro foram usadas para revestir a parede oposta à bancada.






No pavimento superior temos um quarto de hóspedes, com espaço de circulação muito bom.








Uma sala de TV 













Um escritório acoplado a essa sala de TV, separado apenas por um porta painel.









O quarto do casal que é muito amplo.





Um detalhe interessante foi a utilização do banco de madeira, herança familiar, com mais de 100 anos de existência, servindo de apoio à cama. Ficou lindo!








Armários planejados 





























A janela de canto, vista da fachada com a brise de concreto, ilumina e areja o quarto.






O hall de distribuição dos cômodos no pavimento superior, também abriga uma peça centenária, a mesinha que agora serve de aparador.


A cozinha, muito bem planejada, está completamente integrada ao living, através de uma bancada de madeira com banquetas de fibra sintética, da Arte Objetos.

A mesa de jantar está posicionada bem ao lado da cozinha gourmet e um detalhe importante de se observar é a composição dessas cadeiras, olhem só: elementos completamente diferentes, algumas são de metal com couro sintético e outras de madeira com tecido e espaldar mais alto. Segundo a arquiteta "essa mistura é muito saudável e provova o movimento do olhar".





Uma visão de fora pra dentro do living, observem que a varanda está completamente ligada ao jantar e ao estar.






A escada que conduz ao segundo pavimento é escultural e não possui guarda corpo, dando uma sensação de muita leveza e amplidão.






Cada canto é valorizado pela iluminação e pelos objetos decorativos.








Vista de cima, a escada, toda revestida em madeira maciça.




Na varanda, os móveis dividem o espaço com obras de arte e nesse caso, temos uma tela do artista Paulo Resende, encostada à parede e apoiada no aparador. Segundo Elaine Furtado, essa é uma tendência que facilita a transformação dos espaços, já que as paredes não precisam ser furadas.
Imaginem que além desse casão, ainda temos espaço para uma varanda ajardinada e nesse caso as plantas foram colocadas em cachepôs, também pensando na praticidade.








Olha o detalhe do jardim...


Está provado que é possível ter muito conforto, beleza e praticidade num terreno pequeno. Desafio superado com louvor.










E aí o que acharam? Pouco espaço e muitas idéias...maravilhosas!
Bjs           Vivi Almeida





3 comentários:

  1. VIVI,eu achei exepcional ,além de saber usar o espaço ainda uma decoração de sonho maravilhosa ,mas oque eu mais gostei foi a escadaum luxo,quando eu ficar rica vou contratar-lapara fazer a minha casa rsrsrsrs .
    meu marido é mesmo um anjo ,depois que me acidentei até hoje não precisei arrumar ajuda ainda ,só as roupas que minha irmã está vindo toda semana para passar,rsrs bjss

    ResponderExcluir
  2. Adorei as imagens, e as ultimas são o tecido que escolhi pra minha sacada! Lindo!
    Bjaum

    ResponderExcluir
  3. amei mesmo, quantas ideias heim, em tao pouco espaço,, td lindo...

    ResponderExcluir

Que legal que vc vai comentar, obrigada pelo carinho!

Importante:

Amigos, todas as fotos e postagem retiro diretamente da internet, ou visitando blogs vizinhos. Nunca postarei fotos ou mensagens que venha ofender ou denegrir a imagem de alguém.Mas porém se alguém se se sentir ofendido, lesado,ou até mesmo prejudicado, mesmo não sendo com certeza a minha intenção, queira por favor entrar em contato. Com certeza terei o maior prazer de solucionar os fatos sem piores danos.
Obrigada. Viviane Almeida
vivianerapaela@hotmail.com

Eu apoio!

Eu apoio!