16 de nov de 2012

Como ter uma cozinha com ilha, mesmo se você tem pouco espaço

Vi essa reportagem, sendo divulgada no meu face, e claro corri pra ler na integra.
Esse projeto mostra dicas de como vc ter uma ilha mesmo tendo uma cozinha pequena.

Com um bom projeto, pode-se incluir até uma torre de fornos e uma bancada de refeições, além do fogão em ilha,  em 9 m².


fogao-de-ilha-na-cozinha


Perfeita para os que gostam de cozinhar e receber, a instalação do fogão em um balcão central requer planejamento. Inicie pela escolha do aparelho: “Um cooktop elétrico pede apenas uma tomada no piso. Já os equipamentos a gás – sejam modelos de mesa ou fogões de embutir – exigem que se prolongue a tubulação”, avisa a arquiteta Priscila Hüning Spohr, da Idélli Ambientes. Atente também para as dimensões mínimas, pois a ilha é compatível com cozinhas a partir de 9 m², desde que fique a 1,20 m da pia. “Senão, faltará espaço para abrir as portas de armários e eletrodomésticos.”
Dimensões adequadas para um projeto funcional
Com 60 cm de profundidade, a ilha acomoda folgadamente um cooktop de quatro bocas – se quiser espaço para refeições, porém, você deverá ampliá-la ou incluir uma bancada para esse propósito, como se vê na ilustração. Note que o fogão ocupa uma das pontas, a fim de liberar área de trabalho. Uma largura confortável é de 1,60 m, a mesma de uma mesa espaçosa para dois. E atenção à altura: as ilhas prontas têm entre 85 e 90 cm, mas o balcão de refeições só pode seguir essa medida se receber banquetas médias. Caso prefira cadeiras, o tampo deve estar a no máximo 78 cm do chão.
Nada de Tropeços
Fogão, pia e geladeira devem formar um triângulo imaginário sem obstáculos entre os vértices, que não podem ficar nem muito afastados nem próximos demais. “Esse desenho torna o trabalho mais ágil e confortável em qualquer cozinha”, garante Priscila.
Torre prática
Fornos elétrico e de micro-ondas suprem as necessidades de quem opta pelo cooktop. Ao posicioná-los, lembre-se de que é preciso conseguir enxergar o interior de ambos sem ficar na ponta dos pés. A base do equipamento superior deve ficar a até 1,50 m do piso.
Adeus, gordura
O fogão central demanda um modelo específico de coifa, que é fixado no teto. “A distância ideal até os queimadores vai de 65 cm a 80 cm”, diz a arquiteta.Fonte

5 comentários:

  1. Poxa, minha cozinha é tão pequena que nem assim rs... Beijos querida, vou futricar mais o blog, mas já to seguindo :*

    ResponderExcluir
  2. ótimo projeto ,quem sabe um dia na minha nova cozinha rsrsr
    VIVI,COMO ESTÁ A PAM ,ESTÁ BEM A SUA PRINCESA ,DE NOTICIAS BJSS

    ResponderExcluir
  3. VIVI,fiquei imensamente feliz em saber que sua menininha está bem ,Deus é maior do que tudo é Ele o médico da PAM BJSS E DER MUITOS BEIJINHOS ESPECIAIS NELA POR PARA MIN

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas! Estudando fazer algo assim em casa. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Minha cozinha terá qse 14m² e eu pensando que não ficaria legal minha ilha.... fiquei feliz....
    Dá uma passadinha por: nossataosonhadacasinha.
    bjs

    ResponderExcluir

Que legal que vc vai comentar, obrigada pelo carinho!

Importante:

Amigos, todas as fotos e postagem retiro diretamente da internet, ou visitando blogs vizinhos. Nunca postarei fotos ou mensagens que venha ofender ou denegrir a imagem de alguém.Mas porém se alguém se se sentir ofendido, lesado,ou até mesmo prejudicado, mesmo não sendo com certeza a minha intenção, queira por favor entrar em contato. Com certeza terei o maior prazer de solucionar os fatos sem piores danos.
Obrigada. Viviane Almeida
vivianerapaela@hotmail.com

Eu apoio!

Eu apoio!