17 de jan de 2012

Pinturas de paredes!

      Como acertar ao escolher a cor das paredes


A cor é um dos elementos de influência mais poderosa do nosso dia-a-dia. A cor certa pode mudar tudo... uma blusa que destaque seus olhos, um batom no tom certo, uma saia exuberante, uma tintura nova nos cabelos ou até mesmo a cor de uma parede da sua casa. E para descobrir o que combina com o quê, você pode perguntar. É aí que entra a sensibilidade de cada um. Cor é uma coisa de pele. Se você estiver aberta para novas escolhas, vai saber sem pestanejar qual é o tom que mais combina com o seu atual estilo de vida.

A sensação que as cores despertam na gente são as mais incríveis.
A idéia de pintar a casa deixou de ser apenas uma questão de renovar, preservar ou limpar os ambientes, mas também de tirar o máximo prazer em território doméstico.

Acho que se você estava na dúvida sobre uma nova cor para a sua vida, o momento é agora. Abaixo você confere algumas dicas para não errar na hora de mudar a cor de um ambiente.



Amarelo: inunda sua casa de luz.Esses tons despertam o intelecto e estimula a criatividade. Fica perfeito em espaços escuros, pois potencializa a luz natural e também em quartos infantis, cozinhas e banheiros. Combina bem com madeiras claras e enfatiza as escuras. Se aplicá-lo em dormitórios, melhor optar pelas tonalidades claras. É mais indicado para um ambiente de descanso. Fica muito bem se combinado com complementos e roupas de cama em ocre, beje, marrons ou branco.

Laranja: personaliza cada canto.Ajuda a se relacionar, desperta o apetite e diminui a fatiga. Os tons mais "escuros" contagiam um cômodo com seu calor. Seus tons mais suaves potencializam a luz e é ideal nos ambientes rústicos. Pode-se usar ainda um tom intenso para expressar personalidade a um canto ou a uma parede. Realça a beleza das madeiras, as fibras vegetais e o couro. Por ser tão versátil, encaixa-se bem em todo tipo de estilo e em qualquer cômodo.

Vermelho: mostra personalidade.Aplicada nas paredes transmite vitalidade e desejo de ação.Os tons mais intensos, como o vermelho inglês e o cereja, dão certo em cozinhas, salões ou banheiros amplos e luminosos, para se criar ambientes íntimos e envolventes. Os bordôs mais apagados combinam com espaços acolhedores e de ar natural, sempre que combinados com outros revestimentos e móveis claros. As variações mais suaves são muito fáceis de integrar, podendo ser usado em quartos infantis.

Verde: produz um efeito sedante.
É adequada para pintar qualquer ambiente, sobre tudo salas e zonas de trabalho e estudo. Calmante e luminoso, é capaz de criar ambientes acolhedores em sua tonalidade escura; alegrar espaços pequenos se escolhido um verde água ou maçã; encher de personalidade uma parede pintada em pistache. Os verdes claros têm um tom mais atrevido, os escuros se revelam mais sofisticados. Pode-se combinar o verde com qualquer outra cor.

Azul: ajuda a conciliar o sono.É perfeito para pintar as paredes de dormitórios, escritórios e as salas de refeições diárias. O azul claro é um clássico em quartos de meninos, pois acalma sua energia; o anil alegra ambientes escuros, já que transmite claridade, enquanto que o lavanda cria sensação de profundidade em espaços pequenos, ao alargar visualmente as paredes. Em qualquer tonalidade harmoniza com peças pintadas em branco e ressalta madeiras claras. Fica muito bem se usado em casas costeiras, para recriar salas, banheiros ou cozinhas de estilo mediterrâneo ou marinho.

Lilás e rosa: casa muito bem com o branco
O rosa representa a beleza e a ingenuidade, ainda que em suas tonalidades escuras se torna mais sofisticado. A lavanda, por outro lado, é a cor da cordialidade e da delicadeza. Acerta-se em dormitórios infantis e em espaços decorados com móveis brancos. O rosa pastel e lilás harmonizam bem com as cores frias, enquanto que os tons salmão e coral combinam melhor com os tons quentes. Os tons pálidos ficam melhores em cômodos pequenos, uma vez que se perdem se o espaço for grande. Fica muito bem com a presença de trechos brancos e decoração delicada. Os tons violetas estão ligados à intuição e a espiritualidade, indicado para locais de meditação. Os seus tons claros acalmam e aconchegam, contudo em tons fortes, pode agravar o estado depressivo.

Branco: multiplica a luz e o espaço.
É um dos mais utilizados na hora de pintar os espaços pequenos ou com pouca luz natural, como corredores e halls de entrada, pois reflete a luz e dá a sensação de ampliar o espaço. A cor "osso" é recomendada para salões luminosos, já que valorizam a entrada de luz e combinam com qualquer madeira. Os móveis e os complementos escuros se destacam mais sobre um fundo branco. É perfeito para disfarçar um pilar. Para que o resultado não seja muito frio, convém incorporar telas e detalhes em cores quentes.




Creme e beje: passam serenidade e realçam a decoração.Elegantes, possuem um efeito calmante, o que os tornam perfeitos para decorar as paredes de salas e dormitórios. Pela sua neutralidade, encaixam bem em qualquer cômodo e estilo. Recomendado quando a intensão for dar profundidade a um corredor estreito, iluminar um espaço escuro ou passar calor a um ambiente frio. Ressaltam a textura de telas (pinturas) e de móveis de madeiras escuras.

Tons terra: ambiente natural e sóbrio.Em todas suas variedades - areia, argila, terra, terracota... - estas cores recriam salas e dormitórios naturais e frescos, ou cozinhas e banheiros sóbreos e originais. Para caracterizar um cômodo, é aconselhável um forte terracota; e se deseja uma sala mais luminosa, prefira um tom mais dourado e quente como o caramelo.

Preto: ausência de cor
É a cor que menos reflete luz. O ideal é que ele seja utilizado moderadamente como recurso para realçar outras cores, em detalhes, do que em grandes áreas.


Dicas de Pintura
- Para encurtar seu ambiente: Aplique tons escuros nas paredes menores. Essa técnica é recomendada para espaços muito compridos/retangulares.

- Para alongar seu ambiente: Aplique cores mais escuras em duas paredes opostas. Essa técnica é ideal para espaços quadrados.

- Para rebaixar o teto: Você deve aplicar cores mais claras nas paredes e uma cor mais escura no teto.

- Para elevar o teto: Você deve aplicar cores mais escuras nas paredes e uma mais clara no teto.

- Para alargar o corredor: Você deve pintar as paredes menores e o teto com tons mais escuros. As outras paredes devem ser pintadas com cores mais leves.

- Para alongar a parede: Você deve aplicar duas cores numa mesma perde, com a divisa à meia altura. Pinte com cores mais escuras a parte inferior e utilize tons leves na parte superior.

- Para encurtar a parede: Você deve aplicar duas cores numa mesma parede, com divisa à meia altura. Pinte com cores mais claras a parte inferior e utilize tons escuros na parte superior.

- Para disfarçar objetos: Pinte a parede com cores próximas a do objeto.

- Para valorizar objetos: Pinte a parede com cores contrastantes a do objeto.
Bjs Vivi Almeida

2 comentários:

  1. ADOREI ESSE SEU POST, VC NEM IMAGINA O QUANTO VAI NOS AJUDAR ELE. VOU ATÉ IMPRIMIR ELE, PRA TER ELE SEMPRE A MÃO POR ESSES TEMPOS.

    EU E O DÊ ESTÁVAMOS CONVERSANDO SOBRE AS CORES ESSE FIM DE SEMANA, É INCRÍVEL NÉ?!?

    E VC VEM COM ESSE POST SUPER DEZ.

    PARABÉNS QUERIDA!!

    BEIJÃO...

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Nossa você é rápida, mal coloquei o post já recebi seu comentário
    Fiquei feliz! Obrigada :)

    Sobre as cores das tintas, sabe que esse é meu ponto fraco? Minha casa ainda tá toda branquinha, acho que tenho receio de pintar de outra cor e enjoar rsrsrs Um dia irei arriscar e seguirei suas dicas

    Beijos

    ResponderExcluir

Que legal que vc vai comentar, obrigada pelo carinho!

Importante:

Amigos, todas as fotos e postagem retiro diretamente da internet, ou visitando blogs vizinhos. Nunca postarei fotos ou mensagens que venha ofender ou denegrir a imagem de alguém.Mas porém se alguém se se sentir ofendido, lesado,ou até mesmo prejudicado, mesmo não sendo com certeza a minha intenção, queira por favor entrar em contato. Com certeza terei o maior prazer de solucionar os fatos sem piores danos.
Obrigada. Viviane Almeida
vivianerapaela@hotmail.com

Eu apoio!

Eu apoio!